sábado, 4 de maio de 2013

Difícil (porque essa palavra se repete muitas vezes)


    É tão difícil encontrar um enredo bom. Um professor meu falou sobre o "Mito da Originalidade". Nada do que você escreve é original. Tudo já existe no mundo, tudo já foi dito, tudo já foi pensado. O que muda é o contexto no qual você se insere. A sociedade, o período histórico, a ideologia em vigor - isso influencia o modo como você diz. Mas não se engane! Tudo o que você diz ou pensa em dizer, já foi dito. Sim! Você, adolescente tapado que acha que o mundo gira ao redor do seu umbigo. Você não pode nem pensar por si só. Porque existe um padrão do qual você não pode fugir. O padrão, no seu caso, é o da adolescência. O discurso repetitivo e irritante de um guri de 15 anos, se repete a milhas e milhas dali. Nada é original.
    E por isso é TÃO DIFÍCIL encontrar um enredo bom. Como fugir do plágio? Como criar algo a partir da sua própria imaginação, quando sua imaginação só existe em influência de outras coisas no mundo? Mano. É complicado. (Ou melhor, mano, é impossível!)
   Às vezes eu leio livros tão bons, que tenho que levantar os olhos das páginas, encarar o vazio e xingar a vida. Porque são tão fodas e eu me pergunto como eu não pensei naquilo antes. Agora já existe. E mesmo se eu tivesse pensado - e escrito, e publicado - ainda existiria aquele livro, fora do meu conhecimento, com as mesmas ideias (que eu julgava serem só) minhas.
   Eu sempre tive esse sonho, certo? Em que eu escrevia um livro (no Brasil, gente) e ele fazia sucesso porque era bom. Um livro bom, que chamasse atenção, que fosse traduzido em outras línguas, que melhorasse um pouquinho a reputação da literatura brasileira nas escolas de Ensino Médio. Porém, ter boas ideias é muito difícil. E dar o primeiro passo também é difícil. Principalmente fazendo Letras - você vive em contato com escritores tão incríveis, com tanta gente mais esforçada que você... Que desanima. Escrever não é mais tão natural. Agora você presta atenção na pontuação e na coerência. E às vezes ignora as regras de propósito (Porque eu vi ela, e não a vi). E todos os enredos que passam por sua cabeça parecem tão sem graça! Você passa um tempo pensando nisso e aí desiste, porque não consegue pensar em um clímax pra história - sem lembrar que é só começar, que a história flui.
    Começar é difícil. Todos os começos são awkward, feel weird, demonstram que você está desacostumado. Eu to desacostumada. O mandriice está aqui pra provar isso. Minha mente com uma ideia aqui e ali sem desenvolvimento prova isso. Eu não sei nem como terminar um texto, por Deus.

    Man, I wish I had good ideas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário